‘Beresheet’ envia ‘selfie’ a 23 mil milhas de distância da Terra

A nave espacial israelense Beresheet enviou foto nesta terça-feira (5), tirada com a sua ‘câmera selfie’ exibindo a bandeira de Israel a uma distância de 23.000 milhas da Terra.

Uma placa instalada no exterior do módulo lunar mostra a bandeira nacional de Israel, bem como a frase “Am Yisrael Chai” (o povo de Israel vive) e “país pequeno, grandes sonhos”.

A foto foi tirada durante um giro lento da aeronave, com a Austrália visível no fundo.

A foto foi enviada depois de uma falha no computador da nave que causou preocupação na semana passada.

O computador se reiniciou automaticamente, perdendo uma importante manobra, mas o sistema de controle da Terra conseguiu reativar o motor principal da espaçonave por quatro minutos, colocando-o em uma nova órbita que o levará a uma distância de 131 mil quilômetros da Terra. A próxima manobra está marcada para esta semana.

Beresheet, que significa “Genesis” em hebraico, foi lançada do Cabo Canaveral no topo de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, com sede nos EUA, pertencente ao empresário Elon Musk.

Se for bem-sucedida, a Beresheet alcançará dois feitos históricos: será o primeiro pouso na Lua de uma nave financiada pelo setor privado e o primeiro de uma aeronave israelense.

A nave também quebrou um recorde de velocidade, disse Opher Doron, gerente geral da divisão espacial da Israel Aerospace Industries.

A Beresheet, quase do tamanho de uma máquina de lavar louças, vai circular a Terra em manobras circulares até ser atraída pela gravidade lunar e entrar em órbita ao redor da lua. O pouso está previsto para 11 de abril no Mar da Serenidade.