Câmara dos Deputados homenageia com sessão solene os 71 anos de Israel

Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara dos Deputados homenageou, nesta terça-feira, dia 21 de maio, em Brasília, o aniversário da independência do Estado de Israel. A sessão solene foi uma iniciativa dos deputados Marcos Pereira e Roberto de Lucena. Participaram do evento a diretora da Conib, Ruth Goldberg, a Presidente da ACIB, Tamara Socolik, e outros diretores, os deputados Haroldo Martins, Silas Câmara, que é Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o presidente do clube A Hebraica, Daniel Bialski e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, entre outras autoridades. Confira aqui o vídeo da sessão.

Daniel Bialski

À frente da sessão, Marcos Pereira leu o pronunciamento do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que lembrou a importante atuação de Oswaldo Aranha para a criação do Estado Judeu e das boas relações que historicamente pautaram o relacionamento entre Brasil e Israel.

Também se pronunciaram, durante a sessão, os deputados Geovania de Sá, Cezinha de Madureira, Dr. Jaziel, Alan Rick, Carla Zambelli, Major Vitor Hugo, Lucas Gonzalez, Rosângela Gomes e o senador Zequinha Marinho, Marco Feliciano, Gilberto Nascimento, entre outros.

Em sua fala, Ruth Goldberg destacou conquistas e desafios do país, lembrou a legitimidade e o apoio de lideranças políticas na criação soberana do Estado de Israel e também salientou a atuação de Oswaldo Aranha: “Jamais iremos esquecer o papel determinante na Assembleia Geral da ONU, presidida pelo embaixador Oswaldo Aranha, por ocasião da aprovação da partilha da Palestina. Nós, brasileiros, temos de nos orgulhar desse momento histórico”.

Ruth Goldberg

A sessão foi aberta com a execução dos hinos de Israel (cantado por Claudio Goldman) e do Brasil. Ao final, Goldman voltou para encerrar o ato com sua interpretação de canções como “Jerusalém de Ouro” (Yerushalaim shel Zahav).

Mauro Leonardo, Humberto Baruch, Ruth Goldberg, Tamara Socolik, Dep. Roberto Lucena e Kélita Cohen