Cerimônia na Embaixada da Argentina lembra os 25 anos do atentado à AMIA

Para marcar os 25 anos do atentado na Associação Mutual Israelita Argentina, AMIA, foi realizada nesta terça-feira uma cerimônia na Embaixada da Argentina, em Brasília. Durante o ato, falaram aos presentes o Presidente da Conib, Fernando Lottenberg; o Embaixador da Argentina, Carlos Magariños e o Embaixador de Israel, Yossi Shelley. Entre os convidados estavam membros da Embaixada de Israel em Brasilia, representantes da comunidade judaica, membros da sociedade argentina, diplomatas, parlamentares, entre outros. Foi exibido um vídeo, velas foram acendidas e foi feito um minuto de silêncio pela memória das vítimas do atentado.

“Todos os anos, lembramos com tristeza daqueles que tiveram suas vidas ceifadas. Ao mesmo tempo, expressamos nossa indignação pela falta de justiça. Até hoje, os culpados não foram penalizados”, disse o presidente da Conib.

O atentado ocorreu em 18 de julho de 1994, às 9h53, quando um furgão branco carregado de explosivos investiu contra o prédio da Associação, em Buenos Aires, matando 85 pessoas e ferindo 300. Foi o maior episódio de terrorismo da história da Argentina.