Conib lança livro de sua história com pesquisa inédita

Lançado na 49ª Convenção da Conib, o livro “História da Representação Política Judaica no Brasil. Confederação Israelita do Brasil 70 Anos”, narra a trajetória da Conib desde a sua fundação, em 1948, até os dias de hoje. A obra foi editada pela Narrativa Um e escrita pelo historiador Roney Cytrynowicz. É a primeira vez que a Conib realiza um livro com o objetivo de deixar a sua história registrada.

A pesquisa histórica para contar a trajetória da Conib foi realizada em diversos arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o American Jewish Archive (Cincinnati), o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, o Museu Judaico do Rio de Janeiro, o Centro de Documentação e Memória do Museu Judaico em São Paulo e outros arquivos. Uma das características do livro é seu caráter documental, com a publicação de reproduções de documentos e fotografias.

Além de uma história da própria Conib e de suas principais iniciativas, o livro conta inúmeras passagens marcantes da história da comunidade judaica no Brasil, relacionadas com a história do Brasil, de Israel e de outras comunidades judaicas no mundo.