Conib recebe Aécio Neves e inicia série de encontros com pré-candidatos à Presidência

No primeiro de uma série de encontros com pré-candidatos à Presidência da República, que a Confederação Israelita do Brasil promoverá este ano, líderes da comunidade judaica se reuniram nesta quinta-feira, 20 de março, em São Paulo com o pré-candidato do PSDB, senador Aécio Neves.

Eles comentaram o cenário político e econômico nacional e também a política externa brasileira. Quando governador, Aécio visitou Israel, o que impulsionou os negócios entre Minas Gerais e o Estado judeu nas áreas de ciência, tecnologia e de incubadoras. “Conheci em Israel não apenas a história judaica, mas de toda a humanidade”, disse o senador.

O presidente da Conib, Claudio Lottenberg, apresentou ao presidenciável as diretrizes éticas e políticas da entidade, como a defesa da democracia, o combate à intolerância e ao revisionismo histórico, a promoção da justiça social e da educação e uma política externa norteada pela proteção aos direitos humanos.

Com relação à política do Brasil para o Oriente Médio, a Conib ressalta a importância da manutenção da atitude brasileira em favor do direito de todos os povos da região à autodeterminação, em paz e segurança.

Haverá encontros com outros pré-candidatos, mantendo a tradição da Conib de ser pluripartidária.


Aécio Neves fala no encontro com lideranças judaicas, em Sao Paulo. Foto: Divulgação.

Aécio Neves e Henry Chmelnitsky, vice -presidente da Conib. Foto: Divulgação.

A partir da esquerda: rabino Ruben Sternschein, Aécio Neves, Ricardo Berkiensztat, vereador Floriano Pesaro e Sergio Kulikovsky. Foto: Divulgação.

Claudio Lottenberg e Aécio Neves, na cerimônia do Dia do Holocausto, em janeiro de 2014, em São Paulo. Foto: Eliana Assumpção.