De 11 a 22 de março, a 63ª reunião da Comissão sobre o Status da Mulher se reunirá na sede das Nações Unidas em Nova York

A Comissão da ONU sobre o Status da Mulher, conhecida como CSW (Commission on the Status of Women), é uma iniciativa da ONU Mulheres que tem uma tarefa extremamente importante: gerar discussão e desenvolver políticas para promover a igualdade de gênero em todo o mundo.

Todos os anos, os Estados membros da CSW debatem e votam sobre uma série de resoluções que cobrem tópicos importantes e abrangentes. E todos os anos, apenas um país é destacado pelo tratamento dado às mulheres: Israel.

Os membros da Comissão votam consistentemente em uma resolução que coloca a maior parte da culpa em Israel pelas terríveis circunstâncias das mulheres palestinas que vivem na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. No entanto, a CSW falha em reconhecer as ações do Hamas e da Autoridade Palestina em reprimir sua população feminina e encorajar uma atmosfera impressionante de violência baseada em gênero.

Sabemos que o conflito Israel-Palestina é extremamente complexo e que, infelizmente, muitos civis inocentes, incluindo mulheres, sofreram em ambos os lados. No entanto, uma resolução unilateral que não consiga resolver todos os grandes desafios enfrentados pelas mulheres palestinas não promoverá a igualdade de gênero no Oriente Médio.

Pedimos a todos os membros votantes da CSW que se oponham a esta resolução e garantam que ela não seja votada este ano. Em vez disso, vamos trabalhar juntos para enfrentar todos os principais obstáculos ao empoderamento feminino no Oriente Médio e realmente alcançar a igualdade de gênero.

É incompreensível que a Organização das Nações Unidas continue a condenar o país com os mais altos níveis de igualdade de gênero do Oriente Médio. Por isso estamos publicando conteúdos que revelam as realidades neste terreno. Compartilhe!