Estudo de Fisesp e Joint Committee traça mapa das necessidades da comunidade judaica paulistana

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o American Jewish Joint Distribution Committee (JDC), organização de assistência humanitária com presença em 70 países, promoverão um estudo das necessidades da comunidade judaica paulistana.

O projeto entrevistará os judeus em São Paulo sobre sua participação comunitária, identidade judaica, religião, antissemitismo e Israel. O objetivo é traçar um mapa das necessidades comunitárias e promover um esforço das instituições da comunidade judaica paulista, tanto para aprimorar os serviços prestados, como para adequá-los às necessidades futuras.

“Para atingir esses objetivos, acreditamos que o melhor caminho é fazendo as perguntas certas, diretamente aos membros da comunidade, de forma clara e objetiva. Quem responder à entrevista, colaborará ativamente na construção do futuro de nossa comunidade, fortalecendo-a e beneficiando a si mesmo, sua família e as próximas gerações”, declarou Mario Fleck, presidente da Fisesp.

Colaboram com o estudo as seguintes organizações: Unibes, Hebraica, Fundo Comunitário, Hospital Albert Einstein, Residencial Albert Einstein, e as áreas de Vaad HaChinuch [Educação], Terceira Idade e Juventude da Fisesp.

A empresa contratada para a execução é a Knack Pesquisa de Mercado, que realizou estudos similares com as comunidades judaicas na Argentina e no México.


Acampamento do Joint na Ucrânia. Foto: JDC.