Fipe e Conib divulgam nota de esclarecimento sobre o cancelamento de palestra na Universidade Pernambuco

Frente à suspensão de palestra marcada para esta quinta, 22, na Universidade de Pernambuco, com o cientista político André Lajst, a Federação Israelita de Pernambuco e a Confederação Israelita do Brasil divulgaram a seguinte nota de esclarecimento:

Nos dias 21 e 22 deste mês de agosto, esteve em Recife, o Cientista Político André Lajst para uma programação de atividades acadêmicas em instituições de ensino superior, promovida pela StandWithUs e organizada em articulação com a Federação Israelita de Pernambuco, entidade esta representativa da Comunidade Judaica de Pernambuco.

Na agenda, estava prevista para a tarde do dia 22, palestra sobre “Dilemas no Processo de Paz entre Israelenses e Palestinos”, no âmbito da Assessoria de Relações Internacionais e do Mestrado Profissional em História, tendo como debatedor o Prof. Karl Schurster-PhD pela Freie Universitat Berlin.

Na véspera, foi divulgada uma nota de repúdio à promoção do evento, assinada pela Aliança Palestina de Recife. Lamentamos que, mais uma vez, a Aliança demonstre dificuldades em aceitar a existência de espaços para apresentação, reflexão e debate de ideias inerentes a ambientes de ensino e pesquisa.

Em resposta a essa nota, André Lajst, confirmando tratar-se de uma atividade acadêmica, convidou publicamente a Aliança para participar do debate “em um diálogo pacífico, democrático e respeitoso”.

Fomos então surpreendidos com a nota da assessoria internacional da UPE, repentinamente cancelando um evento agendado com antecedência, o palestrante já em solo recifense, alegando “motivos de força maior” e anunciando que o evento seria remarcado em “momento e condições oportunas”.

Ainda, causou-nos perplexidade a mensagem do Prof. Karl Schurster, conforme notícia veiculada na UOL, mencionando ter recebido ameaças que o conduziram a cancelar o evento.

Diante de todo esse episódio, que adquiriu amplitude nacional, a FIPE e a CONIB vêm expressar sua indignação, deplorando o ocorrido e considerando que a tolerância, a liberdade de pensamento, a criação de momentos de reflexão e debate são intrínsecos da cultura judaica, da vida acadêmica e de um mundo civilizado.

Finalmente, ratificamos a posição da FIPE e CONIB em defesa de uma paz sólida e permanente entre israelenses e palestinos, repudiando qualquer postura de dúvida sobre o direito de existência do Estado de Israel.

FEDERAÇÃO ISRAELITA DE PERNAMBUCO
CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL