Foi dada a largada para o Mitzvah Day Brasil

O Primeiro Mitzvah Day Brasil, evento mundial que acontece anualmente em 30 países, teve lançamento nesta terça-feira (29) no Salão Nobre da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Criado na Inglaterra em 2008, o Mitzvah Day tem como objetivo incentivar as pessoas a dedicarem seu tempo, e não seu dinheiro, a causas locais importantes, além de criar vínculos mais profundos nas comunidades e apoiar instituições de caridade.

O evento de lançamento contou com a presença de representantes da Conib, Fisesp, voluntariado do Hospital Albert Einstein, Unibes, Na’amat Pioneiras Brasil e São Paulo, além de patrocinadores e empresas parceiras da ação, que foram recebidos por Patrícia Strebinger, Ruth Bohm e Carla Rosset, coordenadoras do Projeto no Brasil e pela equipe da CIP. Também esteve presente a equipe da agência Africa, que criou voluntariamente a campanha do Mitzvah Day Brasil.

Ruth Bohm, coordenadora do Mitzvah Day Brasil, Mario Fleck, presidente da CIP, Gilberto Meiches, vice-presidente da Conib, Luiz Kignel, presidente da Fisesp, e os rabinos Ruben Sternschein e Michel Schlesinger discursaram. Em suas falas, todos exaltaram a importância do projeto e o envolvimento das entidades judaicas e da comunidade maior, que através do Mitzvah Day têm a oportunidade de colocar em prática os preceitos judaicos de Tikun Olam (consertar o mundo), Gemilut Chassidim (doar sem esperar receber) e Tzedaká (justiça social).

A campanha de divulgação do projeto conta com uma estratégia pautada em influenciadores que, através de postagens em suas redes sociais, vão incentivar seus seguidores e atrair voluntários para o projeto.

Rafael Cortez, Oscar Filho, Benjamin Back e Paulo Bonfá já aderiam ao Primeiro Mitzvah Day Brasil, e gravaram vídeos em duplas, sendo que uma pessoa da comunidade judaica explicará o que é o Mitvah Day para a celebridade de fora da comunidade e ambos convidarão as pessoas a se engajarem na campanha. Oscar Filho fará dupla com o apresentador Benjamin Back, Paulo Bonfá com o rabino Michel Schlesinger e Rafael Cortez com Fabio Rabin.

O Projeto Mitzvah Day Brasil, que acontecerá no dia 24 de novembro.

Nessa data será criada uma rede de interação para arrecadação de roupas, remédios e produtos não perecíveis. O evento contará com atividades com crianças, performances artísticas, musicais e de leitura em casas de repouso para idosos, campanha de doação de sangue, alimentação a moradores de rua etc. Todas as pessoas e entidades envolvidas poderão enviar fotos e vídeos para o Mitzvah Day Mundial, que postará em suas mídias sociais, criando assim uma rede de bondade humana.

O Mitzvah Day começou dentro da comunidade judaica, mas hoje é realizado com a participação de todos que tiverem vontade e tempo para ajudar, independentemente da religião, com a proposta de construir uma sólida coexistência da sociedade civil.

O Projeto Mitzvah Day Brasil tem como organizações parceiras a Congregação Israelita Paulista, Conib, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Secretaria do Desenvolvimento Social, Unibes, Voluntariado Albert Einstein, Beth El, UJR – Judaísmo Reformista, Colégio Renascença, Colégio Alef Peretz, Shirat Maot, Beit Chabad Brooklin, Bnei Noach, Sibra, Associação Israelita Norte Paraense, Na?amat Pioneiras Brasil e São Paulo.

Patrocinadores: Valisere, Quimatic Tapmatic, Cnoga Medical, Cia Marítima, Banco Ourinvest, Joccali, Rubinella,De Rose, Espaço Daniel Borges e PanVel Farmácias.

Entidades apoiadas: Associação Cruz Verde, Samaritanos – Águas Unidades de Goiás, M’Boi Mirim – Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch, Fundo Social de Solidariedade – Campos de Jordão, Organização de Auxílio Fraterno, AmigoH, Associação Indigenista Assindi – Maringá, Prefeitura de Campos do Jordão, AACD, Lar das Crianças Anne Frank e Empresa do Mundo Melhor.