IDFs dizem ter frustrado plano do Hamas para contrabandear material para a fabricação de foguetes

As Forças de defesa de Israel (IDFs) anunciaram que frustraram uma tentativa do Hamas de contrabandear do Egito material para ser usado na fabricação de foguetes.

Quatro suspeitos foram presos quando se dirigiam ao Egito em dois barcos, furando o bloqueio marítimo à Faixa de Gaza, para buscar fibra de vidro, usada na fabricação de foguetes.

O incidente ocorreu em 11 de maio, mas só foi revelado nesta sexta-feira.

De acordo com um comunicado divulgado pelas IDFs, os quatro tentavam chegar à costa da península do Sinai, no Egito, onde deveriam recolher 24 tambores de material de fibra de vidro.

Segundo o Exército, o Hamas pretendia usar o material para construir foguetes, como os que têm sido lançados de Gaza contra o território israelense.

O incidente ocorreu menos de uma semana depois de o Hamas e outros grupos terroristas palestinos terem disparado de Gaza quase 700 foguetes contra Israel durante o conflito de 4 e 5 de maio.

Esta semana, o Wall Street Journal informou que o Hamas havia conseguido reabastecer seu arsenal de foguetes para cerca de 10 mil depois dos últimos combates.

Nesta quinta-feira, Israel reduziu a zona de pesca permitida de 15 milhas náuticas (27,8 quilômetros) da costa para 10 milhas náuticas (18,5 quilômetros), de acordo com uma autoridade israelense. A decisão foi em resposta a vários lançamentos de balões incendiários, em violação a um acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito.