Jack White de The White Stripes ganha crédito por ‘Toy’

A batalha legal contra “Toy”, a canção ganhadora do Eurovision de 2018, parece ter chegado ao fim.

A emissora pública KAN informou na quarta-feira que os compositores israelenses de “Toy” concordaram em dar crédito a Jack White, da dupla americana de rock The White Stripes.

A história começou em julho do ano passado, dois meses depois que Netta Barzilai venceu a competição internacional de canto com o hino de poder otimista. Doron Medalie, um dos co-autores de “Toy”, recebeu uma carta do Universal Music Group (UMG) alegando semelhanças entre a música e a faixa de 2003 do White Stripes “Seven Nation Army”.

Uma pesquisa feita na quinta-feira nas listas de direitos autorais na ACUM – a Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música em Israel – revela que três nomes são listados como compositores de Toy: Medalie, Stav Beger e John Anthony White – também conhecido como Jack White. A adição de White significa que ele agora receberá royalties pela música.

Isso significa que Medalie e Beger – que escreveram a música para Barzilai no ano passado – estão admitindo que a copiaram do hino de rock “Seven Nation Army”? Não exatamente.

Nenhuma ação judicial foi registrada, e tal acordo – sem admitir qualquer culpa – é bastante comum na indústria da música, geralmente comprometendo as partes envolvidas a silenciar  sobre a questão.

No ano passado, Medalie disse ao The Jerusalem Post que tudo o que ele recebeu da UMG foi “uma carta de esclarecimento, então estamos esclarecendo”. Desde então, ele se recusou a falar publicamente sobre o assunto.

Então “Toy” soa como se fosse inspirado pelo “Seven Nation Army”?

Você pode decidir por si mesmo, mas legalmente, foi decidido por você.