Lottenberg envia mensagem para lançamento de livro na Argentina

O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, escreveu uma mensagem para ser lida na cerimônia de lançamento, em espanhol, do livro  “Eretz Amazonia: los judíos de la Amazonia”, de Samuel Benchimol. A cerimônia ocorre nesta sexta, em Buenos Aires.

Leia abaixo a mensagem:

Exmo. Sr. Embaixador Sergio Danese

Sr. Representante da DAIA

Senhoras e Senhores

 Sinto-me honrado em participar, ainda que à distância, do lançamento da edição de língua espanhola desse livro-documento escrito por Samuel Benchimol. Ele foi uma das vozes mais brilhantes da geração de intelectuais amazonenses, forjada durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Suas origens devem ser buscadas no Marrocos, em uma tradicional família de rabinos, estabelecida na região de Fez, desde 1700.

Nascido em 1923, estudioso dos problemas regionais da Amazônia, atuou como economista, jornalista, cientista e professor universitário e escritor.

Com uma visão múltipla, construiu uma obra literária de relevância acadêmica e social. Este livro, Eretz Amazônia, de 1998, mais uma vez confirma o ativismo comunitário desse intelectual brasileiro judeu, orgulhoso de suas raízes.

Eretz Amazônia conta a história da família Benchimol e, por meio dela, da imigração dos judeus marroquinos para a região Norte do Brasil, a partir de meados do século XIX, na qual o autor mostra as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes que chegavam a Belém, no Pará, em busca do Eldorado do ciclo da borracha.

Com o autor aprendemos que foram também esses judeus os primeiros caixeiros–viajantes na Amazônia. Suas embarcações levavam as mercadorias para serem trocadas nos seringais mais distantes.

Na Amazônia, esses judeus ergueram sinagogas, mantiveram suas tradições e honraram as datas festivas. Eretz Amazônia é a evocação dessa grande epopeia do sefaradismo ocidental.

A história da formação de uma comunidade até hoje vibrante, plenamente brasileira e amazônica – por opção. Seus descendentes, dirigentes do Centro Israelita do Amazonas – filiado à nossa Conib – dão continuidade a esta importante missão.

Cumprimentos a todos os envolvidos nessa importante tarefa de compartilhar, com nossos vizinhos do Cone Sul, essa história fascinante.

Fernando K. Lottenberg

Presidente da Conib