Mensagem de Rosh Hashaná da Conib

Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico que começa neste domingo (29), em tradução literal significa a “cabeça do ano”. É o início de um novo ciclo. E oferece a cada um a oportunidade de recomeçar, repensar e tomar diferentes caminhos ou corrigir rumos.

Rosh Hashaná celebra a criação do mundo. A festa não comemora algum acontecimento específico do povo judeu, mas sim a unidade da humanidade.

Pensar em unidade é exercício mais que necessário neste momento em que enfrentamos tempos de incerteza, intolerância e de índices preocupantes de episódios violentos.

Que possamos, ao longo deste 5780 que agora se anuncia, lutar pelo diálogo, trabalhar pela convivência pacífica, defender o respeito às nossas diferenças.

Este foi um ano difícil, em que judeus do mundo inteiro viram o fantasma do antissemitismo tomar forma de maneira expressiva.

A Conib tem por princípio promover o judaísmo no Brasil, combater o antissemitismo, investir e zelar pelos diálogos político e inter-religioso.

Queremos olhar para o futuro envolvidos nos sentimentos positivos que marcam esta época do ano. Vamos receber 5780 imbuídos de esperança, de espírito de confraternização e irmandade e plena confiança na nossa capacidade de construir pontes para um mundo melhor.

A todos, um Shaná Tová Umetuká. Um ano bom e doce!

Fernando Lottenberg,
Presidente da Confederação Israelita do Brasil