24 de setembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Festa cultural alemã em São Paulo exibirá mostra sobre os refugiados do nazismo no Brasil

15 Mai 2017 | 17:07
Imprimir

A 18ª edição da MaiFest promovida pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio nas ruas do bairro da Zona Sul de São Paulo, apresentará a exposição “Entre Mundos – O legado dos refugiados do nazifascismo em tempos de intolerância. Brasil, 1933-1945”,  com pesquisa e curadoria da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do projeto Arqshoah - Vozes do Holocausto - LEER/USP. A proposta é dar a conhecer a produção cultural dos artistas e intelectuais que buscaram refúgio no Brasil. Saiba mais.

No dia 28, às 16h, a professora será homenageada no local da mostra: CIESP - Centro das Industrias do Estado de São Paulo, R. Bernardino de Campos, 145. Telefone: (11) 5091-4899. Horário da exposição: das 12h00 às 22h00.

O evento multicultural alemão, que tem este ano como tema “Lebenswelt - Mundo da Vida”, com performances de danças, música, teatro, atividades infantis, além de gastronomia diversificada que ressalta a Alemanha tradicional e contemporânea.

O curador cultural Luiz Delfino Cardia explica que o termo Lebenswelt faz parte da análise crítica de uma ação comunicativa pautada em três eixos: sociedade cultura e identidade, inspirada nos ideais do filósofo alemão Jürgen Habermas:

“Por que a ideia do mundo da vida? Porque vivenciamos a inter-relação nos três níveis estruturais do mundo da vida, que é a sociedade dialogando com a cultura, a identidade e a pessoa. Quando juntamos entidades sociais, músicos e artistas em geral, estamos movimentando as pessoas socialmente e as integrando em um encontro de celebração. Este evento é um modelo de interação entre as pessoas num espaço público, e o grande diferencial é o diálogo”.

Mais informações: Informações: leer@usp.br. Fone: (11) 3091-8598.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos