16 de dezembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

TV Brasil exibirá reportagem sobre sobreviventes do Holocausto no Brasil

19 Jun 2017 | 16:04
Imprimir

A TV Brasil exibirá no dia 22 de junho, às 22h, o programa "Caminhos da Reportagem- Sobreviventes da História", uma contribuição da equipe do projeto Arqshoah/ Vozes do Holocausto.

No programa, é contada a história de sobreviventes do Holocausto, pessoas que viveram os horrores da perseguição, dos campos de extermínio e perderam suas famílias e pátrias. Muitos recomeçaram a vida em outros países, como o Brasil. Os testemunhos que compõem esta reportagem foram selecionados a partir da Base de Dados Arqshoah- Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo, mantido pelo LEER-USP.  

O acervo do Arqshoah tem hoje cerca de 250 entrevistas em áudio e/ou vídeo, além de milhares de fotografias e documentos diplomáticos, pesquisados pela equipe coordenada pelas professoras Maria Luiza Tucci Carneiro e Rachel Mizrahi.

O Arqshoah atua com pesquisadores bolsistas em nível de excelência e voluntários e tem como parceiros o Museu de Auschwitz, na Polônia - uma parceria inédita no país; o Museu do Holocausto de Curitiba, o único sobre o tema no Brasil; o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro; o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro; além da Conib, Fisesp, B’nai B’rith e Unibes.


Salvator Haim conta a história do seu pai, que registrou os trabalhos em um campo de concentração na Bulgária, em documentação considerada inédita pelo Museu do Holocausto de Washington. Foto: TV Brasil.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos