22 de julho de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Israel e Arábia Saudita negociam voo direto Tel Aviv-Meca

17 Jul 2017 | 18:53
Imprimir

Israel pretende lançar uma rota aérea sem precedentes para a Arábia Saudita, para permitir que os muçulmanos israelenses participem da peregrinação anual para Meca, disse o ministro israelense das Comunicações Ayoub Kara.

O possível acordo ocorre em meio a esforços para elevar as relações entre os dois países, que não possuem vínculos diplomáticos ou acordos de tráfego aéreo.

Até agora, os árabes israelenses viajam de ônibus por mais de 1.600 quilômetros através da Jordânia e da Arábia Saudita para alcançar Meca. A rota aérea atualmente em discussão pode incluir uma parada na Jordânia ou outro país da região.

A iniciativa teria também como objetivo diminuir as restrições sauditas aos peregrinos muçulmanos com passaportes israelenses. A possibilidade de os sauditas administrarem diretamente os documentos de viagem temporários também está sendo discutida.

O acordo potencial se junta à crescente cooperação entre Israel e os países do Golfo Pérsico, que consideram o Irã uma ameaça regional. As perspectivas de acordo entre israelenses e sauditas aumentaram em junho, quando o filho do rei Salman Muhammad, abertamente anti-Irã, foi nomeado príncipe herdeiro.

Segundo o The Wall Street Journal, várias nações árabes do Golfo estariam dispostas a normalizar as relações com Israel, se o país realizasse esforços significativos para dar continuidade ao processo de paz estagnado com os palestinos. Como parte do processo de normalização, os estados do Golfo estariam dispostos a estabelecer redes transfronteiriças de telecomunicações, comércio com empresas israelenses e rotas aéreas de e para Israel.

Leia mais.

 





Comentários


Últimas do blog

Vídeos