Pêssach para todos – Conheça a Hagadá dedicada totalmente às crianças

Na próxima sexta-feira, 19 de abril, a comunidade judaica inicia a comemoração de Pêssach – a festa da liberdade, na qual é celebrada a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.

Assim como seus antepassados, as famílias judias se reúnem para passar suas tradições de pais para filhos. Durante o Sêder é contada a história do êxodo do Egito, guiada pela Hagadá.

Pensando nessa antiga tradição do povo judeu, Ivo Minkovicius e Jairo Fridlin decidiram criar a “Hagadazinha de Pêssach”, um guia para o jantar feito especialmente para os pequenos leitores da mesa. A Hagadazinha conta, de forma lúdica e simples, cada passagem do jantar.

As páginas contém ilustrações acompanhadas por textos em hebraico e a tradução em português.

De acordo com Jairo, visando facilitar o entendimento e o interesse, eles buscam “que as crianças curtam a noite do Sêder e participem dele ativamente – agora, com as suas próprias Hagadazinhas à mão –, de modo que criem lembranças carinhosas e inesquecíveis desse momento tão especial do ciclo judaico da vida, que certamente as acompanhará para sempre”.

A ideia do livro infantil surgiu após anos de sucesso do “Sidurzinho”, um livro de rezas dedicado às crianças, com algumas das principais orações do dia a dia. Da mesma forma que ele aproximou do universo da oração e da ligação a Deus, os autores esperam que a Hagadazinha seja um caminho prazeroso para a construção da identidade judaica das novas gerações.

Os dois livros são da Editora e Livraria Sêfer, e é possível adquiri-los online ou presencialmente na loja da livraria.