Presidente da Conib encontra Lula e lembra papel do ex-presidente na criação na ONU do Dia do Holocausto

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, fez nesta quarta-feira, 22 de janeiro, uma visita de cortesia ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Instituto Lula. Também participou do encontro Clara Ant, diretora do Instituto.

Um dos temas da conversa foi a relevância da solenidade do dia 27 de janeiro, em memória às vítimas do Holocausto, e Lottenberg destacou o papel que Lula cumpriu ao subscrever a petição dirigida à ONU, que resultou em 2005 na consagração dessa data em âmbito internacional. O presidente da Conib convidou Lula para a solenidade do Dia do Holocausto, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes.

Eles concordaram sobre a importância de o Brasil intensificar laços com os países africanos. A Conib tem um acordo de cooperação com o Itamaraty para levar programas de ajuda e capacitação a países em desenvolvimento. Lottenberg deve visitar em fevereiro próximo a Guiné-Bissau, a pedido do Nobel da Paz Ramos-Horta, para avaliar a implantação de projetos humanitários do Hospital Israelita Albert Einstein. Após a viagem, ele se reunirá com o coordenador da iniciativa África do Instituto Lula, para estabelecer um trabalho conjunto. Em seu site, Ramos-Horta postou sobre seu encontro com o presidente da Conib, em outubro de 2013.

Lula e Lottenberg falaram também sobre as eleições no Brasil e o processo de paz no Oriente Médio.

“Temos um canal aberto com a liderança de um de nossos principais partidos. A Conib considera de grande importância manter um diálogo permanente com os lideres políticos brasileiros”, afirmou Lottenberg. 


Claudio Lottenberg e Lula se encontram em São Paulo. Foto: Instituto Lula.