Presidente da Conib fala sobre a comunidade judaica brasileira em evento no Instituto Rio Branco, em Brasília

A convite da diretora-geral do Instituto Rio Branco, Embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Conib, Fernando Lottenberg participou do evento “Comunidades Judaicas no Brasil e na Argentina – Histórias de Integração”, nesta terça-feira, dia 7, em Brasília. Lottenberg fez uma apresentação da comunidade judaica no Brasil e o representante da Delegação das Associações Israelitas Argentinas- Daia, Ariel Blufstein, falou sobre a comunidade judaica na Argentina. Também fizeram intervenções o ex-embaixador do Brasil na Argentina (2013-2016), Everton Vargas e Jaime Benchimol.

Em sua explanação, Lottenberg explicou como se deu a presença judaica no Brasil através dos séculos, discorreu sobre a criação da Conib e de seu papel como órgão de representação política da comunidade e fez um breve relato da contribuição dos judeus, em diversas áreas, à sociedade brasileira.

Na segunda parte do painel, foram apresentados os livros Soldados que vieram de longe, de autoria de Israel Blajberg, e Eretz Amazônia: Os Judeus da Amazônia, de Samuel Benchimol, bem como suas traduções para o espanhol, organizadas pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires e pela Daia.

Jaime Benchimol e Embaixador Everton Vargas

 

Fernando Lottenberg e Tamara Socolik, presidente da Acib

Anne Benchimol, Jaime Benchimol, Fernando Lottenberg, Gisela Padovan, Ariel Blufstein, Embaixador Everton Vargas