24 de setembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Cadernos Conib nº 2 mostra a contribuição judaica à democracia no Brasil nas últimas décadas. Faça o download

02 Mai 2014 | 16:13
Imprimir

A participação judaica na vida brasileira remonta a 1500, quando judeus portugueses aportaram com a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Desde então, a comunidade judaica sempre participou do debate sobre as grandes questões brasileiras.

Com os Cadernos Conib, a Confederação Israelita do Brasil mostra não apenas a grande participação dos judeus nos debates sobre os rumos do país, como também a diversidade de opiniões e o espírito democrático existentes entre seus membros. A Conib, como instituição apartidária e pluralista, proporciona espaço para manifestações de linhas ideológicas distintas, do ponto de vista político e religioso.

Cada edição da revista traz um assunto principal, sobre o qual são apresentadas diversas perspectivas. Nesta segunda edição, é abordada a contribuição judaica à democracia no Brasil. O lançamento, com a presença dos colaboradores e com apoio do Instituto Vladimir Herzog, foi feito em abril de 2014 na Casa do Povo, nome popular do Instituto Cultural Israelita Brasileiro (ICIB) criado por imigrantes judeus progressistas no bairro paulistano do Bom Retiro, há 60 anos.

Um dos mitos sobre os judeus afirma que a comunidade atua regida por disciplina férrea, sem controvérsias ou divisões. Nada mais longe da realidade. E nossa história prova isso. Como brasileiros, participamos de diferentes correntes de opinião e de diferentes partidos políticos. Nos tempos do regime militar, houve judeus em campos opostos. De todo modo, foi muito mais evidente e numerosa a participação de integrantes da comunidade nos movimentos pela restauração da democracia no Brasil.

A revista traz, entre outros, textos sobre Vladimir Herzog, Jacob Gorender, Celso Lafer e a Casa do Povo; entrevistas com Jaime Lerner e o rabino Henry Sobel; ensaios de Clara Ant, Beatriz Kushnir, Eva Blay e Carlos Brickmann. Os rabinos Nilton Bonder e Samy Pinto refletem sobre fé e democracia. O jornalista e sociólogo Cláudio Camargo aborda a trajetória democrática e os desafios vividos por Israel.

Colaboraram também Audálio Dantas, Benjamin Seroussi, Henrique Veltman, Jayme Brener, Renato Modernell, Renato Vaisbih e Túlio Milman.

FAÇA O DOWNLOAD DOS  CADERNOS CONIB





Comentários


Últimas do blog

Vídeos