Rabino Michel Schlesinger volta a representar a Conib na Conferência de Diálogo Inter-Religioso de Doha

Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP) e representante da Conib para assuntos inter-religiosos, estará em Doha, no Qatar, para a 11ª Conferência de Diálogo Inter-Religioso, de 24 a 26 de março. O tema deste ano será o papel da juventude no diálogo.

Em 2013, Schlesinger apresentou no evento o Lar das Crianças da CIP, que passou de instituição construída para atender a comunidade judaica para um projeto social que presta serviço para a sociedade maior, independentemente da prática religiosa das casas de origem.

Convidado para atuar, desta vez, como um dos palestrantes principais do evento, o rabino discutirá o papel das mídias sociais na atividade inter-religiosa, usando como modelo as manifestações ocorridas no Brasil em junho de 2013.

"Os denominadores comuns daquelas demonstrações foram a liderança da juventude e a utilização das mídias sociais para mobilizar e reportar o desdobramento das passeatas", afirma Schlesinger. "Da mesma maneira", defende o religioso, "o Facebook pode ter um papel de destaque na mobilização dos jovens para atividades inter-religiosas, que possuem um caráter universal muito atrativo para esta faixa etária".

O representante da Conib também abordará a Jornada Mundial da Juventude – que aconteceu no mesmo ano no Rio de Janeiro com a presença do papa Francisco -, como modelo de sucesso de mobilização da juventude por meio das mídias sociais.

Em um painel sobre saúde e assistência social, o rabino Schlesinger falará ainda sobre o programa do Hospital Albert Einstein na Comunidade de Paraisópolis, onde esteve esta semana a convite de Telma Sobolh, coordenadora do voluntariado da instituição.


Rabino Schlesinger fala na conferência em Doha, em 2013. Foto: Divulgação.


Rabino Schlesinger com jovens da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Foto: Divulgação.