Revista PEGN: “Em Israel, empreender é verbo em hyperlink; e audácia tem um nome: chutzpah”

Em reportagem especial de 16 páginas, a edição de março da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios destaca “Israel, uma nação de empreendedores”. Sandra Boccia, diretora de redação da revista, esteve em Israel em janeiro último, em missão organizada pela FGV em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém e com o apoio da Conib.

Sandra escreve: “Os israelenses costumam falar com tamanha convicção sobre seus sonhos que foca difícil duvidar de sua capacidade de realizá-los. Em hebraico, a essa autoconfiança, muitas vezes misturada à insolência, audácia e rispidez, dá-se o nome de chutzpah. (…) Em Israel, empreender é um verbo em hyperlink”.

A revista procura mostrar como funciona o “ecossistema de inovação em Israel” e conversa com empreendedores como Yair Shamir, filho do ex-premiê Yitzhak Shamir, e criadores de fundos de investimento em startups. Uma matéria é dedicada às pontes entre o mundo acadêmico e o mercado e outra à história do aplicativo Waze.

“Aqui, os estudantes jogam o jogo da vida real, e não apenas o acadêmico”, diz Sheizaf Rafaeli, diretor do Centro de Pesquisas em internet da Escola de Negócios da Universidade de Haifa. “Até mesmo os professores são avaliados não apenas por seus papers, mas também pelo número de patentes e de startups criadas pelos alunos”, completa Sandra.

O conteúdo da revista ainda não está disponível na web, mas há matérias adicionais sobre o tema que podem ser acessadas.


Reprodução/PEGN.