Robert Kraft, dono do New England Patriots, ganha prêmio de 1 milhão de dólares do “Nobel Judaico”

Robert Kraft, proprietário do New England Patriots, receberá o Prêmio Genesis 2019 de Israel em reconhecimento à sua filantropia e a sua luta contra o antissemitismo. O prêmio de US $ 1 milhão, conhecido como o Nobel Judaico, é concedido a cada ano a uma personalidade de destaque e que represente uma inspiração para as futuras gerações de judeus, através de bons exemplos profissionais e compromisso com os valores judaicos. Kraft receberá o prêmio em evento de gala em junho em Jerusalém.

Kraft, que cresceu em uma família judia conservadora do Brooklin, em Massachusetts, tem sido um grande defensor de Israel. Ao longo de décadas, a família Kraft doou mais de meio bilhão de dólares para causas como assistência médica, educação, iniciativas filantrópicas da comunidade judaica, organizações cristãs e para outros necessitados. Seu prêmio em dinheiro será doado para iniciativas de combate ao antissemitismo e outras formas de preconceito e campanhas contra tentativas de deslegitimar Israel.

A escolha de Kraft foi anunciada nesta quarta-feira (9) pelo presidente e co-fundador do Genesis Prize, Stan Polovets: “Kraft é um dos filantropos mais generosos do mundo, cuja doação reflete o valor judaico do tikkun olam – reparar o mundo”.

O prêmio já foi concedido a outras personalidades, como o artista Anish Kapoor, o violinista Itzhak Perlman, o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg e o ator e diretor Michael Douglas.