Shopping na Ucrânia exibe suástica em escadaria

Um shopping na Ucrânia, localizado em uma rua com o nome de um colaborador do regime nazista, decorou uma escada com uma grande suástica.

Imagens e filmagens de dentro do shopping Horodok, na Avenida Bandera, em Kiev, vieram à tona na segunda-feira (18), pelo Facebook. Clique aqui para ver o vídeo.

As filmagens mostram pessoas subindo e descendo a escada, cuja seção central apresenta uma grande suástica em um losango branco rodeado de vermelho, semelhante à bandeira da Alemanha nazista. A rua onde o shopping está localizado é nomeada em homenagem a Stepan Bandera, um nacionalista ucraniano que colaborou brevemente com a Alemanha nazista em sua luta contra a Rússia.

Acredita-se que suas tropas tenham matado milhares de judeus.

A rua costumava ser chamada de avenida Moscow. Foi nomeada de Bandera em 2016, apesar dos protestos de alguns líderes da comunidade judaica e poloneses-ucranianos, cuja comunidade também sofreu crimes de guerra pelas tropas de Bandera.

De acordo com Eduard Dolinsky, diretor do Comitê Judaico Ucraniano, o vídeo foi feito por um comprador na noite de sábado, horas antes de centenas de nacionalistas marcharem em Kiev carregando tochas.