Viagem de escritores brasileiros a Israel

Em fevereiro de 2007, os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Fonseca, Walcyr Carrasco, Luís Fernando Veríssimo, Moacir Amâncio, Ana Maria Moretzsohn, Pedro Bandeira, Affonso Romano Santanna, Marina Colasanti, André Sant’Anna, Márcia Camargos e Daniel Galera fizeram uma visita de 10 dias a Israel, a convite da Conib-Confederação Israelita do Brasil e da Embaixada de Israel no Brasil.

Os escritores representaram o Brasil no projeto ‘Autores do Mundo Escrevem a Bíblia’ durante a Feira Internacional do Livro de Jerusalém; conheceram as principais universidades, onde conversaram com os profissionais dos departamentos de literatura e TV e com autores israelenses, ocasião em que se decidiu estabelecer um trabalho conjunto para promover a tradução e a produção de livros entre Israel e Brasil; também estiveram com escritores drusos e árabes.

Encantados e satisfeitos com tudo que viram e ouviram, apesar da intensidade do programa, muitos declararam que tanto a cultura, como os cenários lhes inspiraram para futuros trabalhos. Isso já se refletiu em poemas feitos por eles durante a viagem.

Luís Fernando Veríssimo recebeu, em nome de seu pai, Érico, uma homenagem do governo de Israel pela obra ‘Israel em Abril’, que deu um grande incentivo ao turismo no país. Veríssimo, o filho, declarou: “Se meu pai voltasse aqui hoje, talvez comentasse o triste fato de 40 anos depois da sua visita, o direito de Israel existir ainda esteja em questão, e os obstáculos continuem os mesmos. E tenho certeza que, sendo um humanista e um pacifista acima de tudo, ele veria como obrigação moral da comunidade humana, contribuir para a sobrevivência, a prosperidade e a paz de todos nesta região, judeus e palestinos”.

Veja vídeos produzidos pela Conib durante a visita:

Vídeo 1 (9:52 min) , Vídeo 2 (8:33 min), Vídeo 3 (9:13 min)  e Vídeo 4 (4:53 min).