A Agência Judaica e o Keren Hayesod começarão a operar nos Emirados Árabes

O presidente da Agência Judaica, Isaac Herzog, a CEO da Agência Judaica, Amira Ahronoviz, e o presidente mundial do Keren Hayesod, Sam Grundwerg, conversaram neste domingo à noite (31 de agosto) com o rabino-chefe do Conselho Judaico dos Emirados Árabes, rabino Yehuda Sarna, e concordaram em começar a fornecer serviços à comunidade judaica nos Emirados.

Durante a conversa, o rabino-chefe Sarna solicitou ferramentas para fomentar a vida comunitária judaica, incluindo a educação e identidade judaicas, bem como acampamentos de verão. A possibilidade de enviar um emissário permanente da Agência Judaica (shaliach) para a comunidade judaica dos Emirados Árabes também foi discutida. Este potencial shaliach seria mais um dos centenas de shlichim da Agência Judaica enviados a comunidades judaicas ao redor do mundo.

O Rabino Chefe Sarna observou: “Após anos operando com grande discrição, à margem da comunidade judaica global, agora estamos prontos para formalmente ‘entrar na rede’. Esta parceria com a Agência Judaica traz a interconexão que ansiamos”.

Palavras de Isaac Herzog: “Nossa conversa maravilhosa com o rabino-chefe Sarna aconteceu no dia em que a histórica delegação israelense-americana decolou em um avião da El Al para Abu Dhabi. Um novo capítulo na fascinante história do povo judeu está sendo escrito à medida que começamos a trabalhar com a comunidade judaica nos Emirados. Estamos muito satisfeitos em começar a compartilhar nossa programação com esta comunidade judaica diversa, que vive no coração do Oriente Médio. O recente acordo de paz histórico nos permite dar esse passo e espero que, um dia em breve, possamos fazê-lo em outros países da região”.

Uma equipe especial conjunta da Agência Judaica, do Keren Hayesod e das Federações Judaicas da América do Norte será estabelecida nos próximos dias para trabalhar com o rabino-chefe dos Emirados Árabes para determinar as necessidades da comunidade judaica na região.

A comunidade judaica nos Emirados Árabes totaliza mais de 1.000 membros, concentrados em Dubai e Abu Dhabi. É a primeira nova comunidade judaica que está sendo construída no mundo árabe em séculos e é composta por judeus vindos de todo o mundo, incluindo: Europa, América do Norte, África do Sul e o mundo árabe. Os membros da comunidade trabalham em uma variedade de campos, servindo como professores, técnicos, desenvolvedores de software, enfermeiras e empresários.

Palavras do presidente mundial do Keren Hayesod: “Estamos entusiasmados porque, depois de cem anos trabalhando junto com todo o Povo Judeu, e trabalhando para preservar os laços entre muitas dezenas de comunidades judaicas e o Estado de Israel, agora o Keren Hayesod pode trabalhar oficialmente junto com nossos irmãos e irmãs no comunidade judaica dos Emirados Árabes Unidos. Já estamos ansiosos para trabalhar juntos em todas as áreas, incluindo educação, cultura e comunidade, e para aprofundar a conexão especial”.

A CEO da Agência Judaica, Amira Ahronoviz, acrescentou: “Estamos muito emocionados e entusiasmados com a oportunidade de ajudar a apoiar a vida comunitária judaica para centenas de famílias judias nos Emirados Árabes Unidos e de fortalecer sua conexão com Israel. Este é precisamente o nosso papel como plataforma judaica global e é incrível que possamos finalmente estender nosso envolvimento a esta comunidade que antes estava fora de nossos limites”.