Divulgação - CONIB

A Câmara Municipal de Recife aprovou a inclusão no calendário oficial da cidade do “Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto”

A Câmara Municipal de Recife aprovou a inclusão no calendário oficial da cidade do “Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto” a ser celebrado anualmente no dia 27 de janeiro. A decisão é resultado de um trabalho da Federação Israelita de Pernambuco (FIPE) junto à Câmara com a articulação de Ida Katz Carraly, diretora religiosa do Centro Israelita de Pernambuco. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) apresentou a proposta, que foi aprovada em sessão realizada na terça-feira (7) na Câmara Municipal de Recife.
“ A Federação Israelita de Pernambuco recebeu, com muita satisfação, a aprovação, pela Câmara Municipal do Recife, do Projeto de Lei que incluiu no Calendário Oficial desta cidade o “Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto”. Congratulamo-nos com essa casa legislativa, em especial com o autor da proposta, vereador Alcides Cardoso. Com esse projeto, o Recife se agrega ao movimento que visa preservar a memória do Holocausto, sempre no sentido de educar as novas gerações, na prevenção dos discursos de ódio e do surgimento de regimes totalitários e racistas.”, declarou a Fipe. Ida Katz Carraly, que representou a comunidade judaica no contato com o vereador Alcides Cardoso, declarou: “Recordar para não esquecer! Esta data deveria estar em todos os calendários oficiais e ser trabalhada, revisitada e explorada exaustivamente nas escolas, cidades, por todo o mundo”. 

À CONIB, o vereador Alcides Cardoso declarou: “Considero muito importante ter conseguido aprovar essa lei municipal para ajudar a fazer com que a história do horror sofrido pelos judeus imposto pelo regime nazista não seja nunca esquecida. Recife tem sua história marcada pela forte presença da comunidade judaica. E está aqui no centro de nossa cidade a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas. Portanto, era necessário reafirmar a luta contra o antissemitismo em nossa capital”. A data – 27 de janeiro -, lembrada em várias cidades do País, marca a libertação do Campo de Concentração de Auschwitz.