Aplicativo Duolingo lança curso de iídiche em todo o mundo

O Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o aplicativo educacional mais baixado, com 500 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil, lança seu mais novo curso: iídiche para falantes de inglês. A novidade chega ao app nesta terça-feira (6) se tornando o quadragésimo idioma e o centésimo curso disponível no Duolingo.
O idioma, historicamente falado pelos judeus asquenazes (provenientes da Europa Central e Oriental), era amplamente usado antes do Holocausto e chegou a ter 13 milhões de falantes – hoje são cerca de 600 mil.
Ele mistura alemão antigo, hebraico, aramaico e algumas línguas eslavas, é escrito com uma versão modificada dos caracteres hebraicos e é apenas um dos idiomas falados pelos judeus, que além do hebraico (falado em Israel e ao redor do mundo) usam também o ladino (língua relacionada ao espanhol e falada por alguns judeus sefarditas – originários de Portugal e da Espanha).
Desenvolvido por uma equipe de colaboradores voluntários que representa os três maiores dialetos iídiche (o idioma possui muitos deles) e com backgrounds variados -desde um engenheiro civil que cresceu falando iídiche em casa, a ex-membros da comunidade Hassídica (linha ortodoxa do judaísmo) e até jovens da geração Z que aprenderam o idioma para preservar a tradição familiar – o curso demorou aproximadamente cinco anos para ser concluído.
“O iídiche é um idioma ameaçado de extinção, mas que continua vivo e que é falado por muitas comunidades judaicas no mundo. Por isso, o Duolingo considerou tão importante criar um curso desta língua – para preservar a sua rica cultura, história fascinante e vocabulário tão interessante”, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. “É a continuação de um trabalho que fazemos há muito tempo com outros idiomas minoritários, como o guarani, o hawaiano e o escocês”.
Inicialmente disponível em inglês, o curso é gratuito (assim como todos os do Duolingo) e oferece experiências em fala, leitura, escrita e escuta para o idioma, e aborda vocabulário, regras gramaticais, além de frases culturais importantes, que possibilitam aos estudantes uma nova maneira de se conectar com a cultura iídiche.