Aracy Guimarães Rosa é tema de documentário na TV Cultura e de minissérie na Globo

Reconhecida pelo Yad Vashem como “Justa entre as Nações” pela ajuda que deu a judeus que tentavam fugir do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, Aracy de Carvalho Guimarães Rosa é tema de documentário que estreia nesta quinta-feira (16) na TV Cultura e de uma minissérie da TV Globo, “Passaporte para a Liberdade”, prevista para ir ao ar no dia 20. 

No elenco da minissérie estão Sophie Charlotte, como Aracy de Carvalho, e Rodrigo Lombardi, como João Guimarães Rosa.  A direção da minissérie é de Jayme Monjardim.

Como esposa do cônsul e funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, Aracy burlou regras e exigências burocráticas para emitir vistos e ajudar judeus a imigrarem para as Américas e fugir do nazismo. Aracy trabalhava no Consulado Brasileiro em Hamburgo, como chefe do setor de passaportes. Na época, houve a Circular Secreta 1.127, uma regra que proibia judeus de desembarcarem no Brasil. Ela burlava essa diretriz, concedendo o visto para essas pessoas. Ela misturava os papéis dos judeus junto com o de outros estrangeiros, para que eles passassem despercebidos e fossem aprovados.