BAHRAIN MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS)

Bahrein nomeia primeiro embaixador em Israel

O ministro das Relações Exteriores, Gabi Ashkenazi, aprovou nesta terça-feira o primeiro embaixador do Bahrein em Israel, antes de o Estado do Golfo abrir sua embaixada nas próximas semanas.

O ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif bin Rashid Al Zayani, nomeou Khaled Yousif al-Jalahama para o cargo no domingo. Jalahama é Diretor de Operações do Ministério das Relações Exteriores do Bahrein e foi vice-chefe da missão da Embaixada do Bahrein nos Estados Unidos em 2009-2013.

Uma equipe do Bahrein deve chegar a Israel nas próximas semanas para abrir uma embaixada em Tel Aviv.

Ashkenazi disse a Al Zayani na noite de domingo: “A decisão do governo do Bahrein de nomear um embaixador para Israel é outro passo importante para a implementação do acordo de paz e fortalecimento dos laços entre os países”.

Durante a conversa com Al Zayani, Ashkenazi agradeceu ao rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, por sua coragem e liderança no estabelecimento de relações diplomáticas plenas com Israel.

O Bahrein anunciou que estava normalizando os laços com Israel em setembro, menos de um mês depois que os Emirados Árabes Unidos o fizeram, no âmbito dos acordos de Abraão.

Israel já tinha um escritório diplomático secreto em Manama, capital do Bahrein, antes do anúncio da normalização, e se tornou uma embaixada operando abertamente nos últimos meses.

Foto: Ministério das Relações Exteriores do Bahrein