Brasil recebe ‘com satisfação’ acordo entre Bahrein e Israel para o estabelecimento de relações diplomáticas

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio do acordo entre o Reino do Bahrein e o Estado de Israel com vistas ao pleno estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O Itamaraty divulgou nota afirmando que o governo brasileiro saúda a decisão como mais um passo importante no caminho da paz e prosperidade no Oriente Médio, objetivo para o qual o Brasil tem buscado contribuir em suas relações tanto com Israel quanto com os países árabes.

Os laços de cooperação e amizade do Brasil com o Bahrein e com Israel têm se fortalecido com intensidade sem precedentes desde 2019, incentivados por visitas de alto nível ao Oriente Médio, por produtivos contatos entre Chanceleres e pelo incremento de mecanismos de diálogo e de iniciativas conjuntas bilaterais.

A decisão do estabelecimento de relações diplomáticas entre Bahrein e Israel e outros temas relevantes das agendas regionais e global serão objeto da III Reunião de Consultas Políticas Brasil-Bahrein, a realizar-se ainda neste mês de setembro.