FEB comunica falecimento ex-combatente da Marinha Francesa Akiba Andre Levy

A Casa da FEB participa com grande pesar o falecimento do veterano Akiba Andre Levy, nesta segunda-feira (7).

O veterano franco-brasileiro Akiba Andre Levy, enriqueceu o Brasil com sua dedicação, trabalho e patriotismo, e a sua partida em um 7 de setembro diz muito sobre seu merecimento,

Akiba André Levy nasceu em 5 de fevereiro de 1927 na Argélia, na Cidade de Sidi Bel Abbès, a 4ª cidade mais populosa da Argélia e de importante população judaica. Fica localizada no norte da Argélia e é a capital da Província homônima. Pertencendo a uma família que observava firmemente as tradições judaicas. Nesta cidade ficava sediado o antigo quartel-general da Legião Estrangeira, até 1962.

Precisou aguardar até fevereiro de 1944, quando surgiu a primeira oportunidade de se alistar voluntariamente na Marinha Nacional Francesa, aos 17 anos de idade, atuando ininterruptamente ao longo de todo o restante da guerra, no estrito cumprimento do dever, licenciando-se três meses após o término dos combates. Foi designado para o Couraçado “Jean Bart”, de 41.000 toneladas, da “Classe Dunkerque”, com uma Tripulação de 911 Marinheiros, incorporado à Armada Francesa em 1940, e que teve grande atuação na Segunda Guerra Mundial. Em seguida foi incorporado a tripulação do Navio de Escolta e Guerra Anti-Submarinos “La Boudeuse”, escoltando, a partir de Gilbraltar, os Navios procedentes das Américas transportando tropas e equipamentos para a França e a Itália.

Ao final de 1948, a sua família decidiu emigrar para o Brasil, partindo de Marselha com destino ao Rio de Janeiro, onde chegaram em 20 de fevereiro de 1949. Empresário, fundou e gerenciou várias empresas, inicialmente no Rio de Janeiro e posteriormente em Minas Gerais, onde residia na Cidade de Pouso Alegre. O veterano Akiba Andre Levy foi agraciado com várias condecorações francesas e brasileiras, dentre as quais destacam-se: Medaille Comemorative Français de La Guerre 1939-1945, com barreta “Engage Volontaire”; Croix Du Combattant Volontaire – avec Barrette “Guerre 1939-1945”; Diploma de Reconhecimento pelos Serviços Prestados à França, concedido pelo Secretaire d’Etat a La Defense Charge dês Ancies Combattants, entre outras.