Casa do Povo lembra o 78º aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia na forma de podcast.

O Levante do Gueto de Varsóvia é considerado um dos eixos fundantes da Casa do Povo, erguida em 1953 por parcela da comunidade judaica progressista do Bom Retiro em homenagem às vítimas da Shoah. Desde 1946, antes mesmo do edifício da Casa do Povo ficar pronto, todo 19 de abril vem sendo comemorado o aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia no sentido de “lembrar juntos”. O evento histórico aconteceu de 19 de abril a 16 de maio de 1943. Ao longo de 28 dias, judeus e judias confinados no último gueto de Varsóvia, na Polônia, resistiram e lutaram contra o exército nazista alemão antes de serem levados aos campos de concentração. Na época, o Levante coincidiu exatamente com o primeiro Seder de Pessach. Por isso, em uma versão secular da Páscoa Judaica, essa comemoração é também a celebração do gesto pujante que ali surgiu contra todo tipo de opressão, capaz de inspirar outros tempos e outras lutas.

Uma homenagem em tempos de distanciamento social Entre 19 de abril e 16 de maio de 2021, a Casa do Povo compartilha em seus canais digitais o podcast Levante-se, um projeto sonoro que marca as comemorações do 78º aniversário do Gueto de Varsóvia. Os episódios divididos em 8 capítulos acompanham o dia a dia dos acontecimentos históricos, trazendo depoimentos de pessoas que conectam levantes do passado e do presente. Na impossibilidade o encontro presencial para a tradicional cerimônia de acendimento de 6 velas – uma para cada 1 milhão de judeus assassinados na Shoah – que costuma acontecer todos os anos durante a comemoração do aniversário – a Casa do Povo instalou na sua fachada uma luz que permanece acesa 24h entre 19 de abril e 16 de maio de 2021. Em plena pandemia da Covid-19, em um país enlutado, eis a nossa forma de homenagear os mortos de ontem e também os de hoje.

Como acessar o podcast: Os episódios são compartilhados sempre às 18h, entre 19 de abril e 19 de maio de 2021, seguindo algumas datas marcantes do próprio Levante, que durou 28 dias. Para ouvir, basta procurar o perfil do podcast Levante-se no Spotify. Para quem não é assinante do serviço de streaming, os episódios estão disponíveis para ouvir online na plataforma Anchor. Spotify: https://open.spotify.com/show/1AayIW7ROKz2ymwvevzIpP Anchor: https://anchor.fm/levante-se Também é possível receber os episódios pelo Whatsapp da Casa do Povo. Para isso, é necessário mandar uma mensagem com o seu nome e depois salvar o número da Casa do Povo nos contatos do aparelho. Whatsapp: 55 11 99816-4778