Foto: Daniel Pierosi

“Canções nos fazem refletir sobre o tempo e nossos valores”, diz chazan Ale Edelstein sobre o show que fará no dia 26 na Unibes Cultural

Com o apoio do Ministério do Turismo e da Congregação Israelita Paulista (CIP), o cantor litúrgico Ale Edelstein vai apresentar no dia 26 de junho, às 18h, na Unibes Cultural, o show beneficente “Por isso é que eu canto”. À CONIB, Ale Edelstein falou sobre o repertório escolhido e a importância da música em sua vida e a sua relação com o momento. Veja a seguir.

O que o levou a fazer este espetáculo e quais canções escolheu para a apresentação e por quais motivos?

A ideia do show surgiu no meio da pandemia. Foi assim: no primeiro Shabat da CIP sem público transmitido por streaming, ainda em março de 2020, sugeri cantar a canção Ihie Tov (ficará tudo bem), do israelense David Broza. A recepção foi surpreendente e a partir daí, a cada semana eu selecionava uma música (não litúrgica) que tivesse alguma relação com o momento que estávamos vivendo. No repertório canções israelenses, do cancioneiro brasileiro e também em espanhol e inglês.

O show vai reunir algumas das muitas músicas que foram cantadas nesse período. Beatles, Caetano Veloso,  Paul Simon, Bob Dylan, Jorge Drexler, entre outros. Em comum, canções com significado, que nos fazem refletir sobre o tempo e nossos valores.

O que representa a música na sua vida?

Tudo. A música é forma que eu escolhi para me comunicar no mundo. Me expresso através da música. Ouço música o dia todo, o tempo todo. A música me eleva,  me emociona e me faz muito bem.

Como a pandemia impactou sua atividade?

Eu já sabia da importância da música na minha vida, mas na pandemia percebi como a música é potente e como pode fazer a diferença na vida das pessoas. Percebi o poder que a música tem de conectar e emocionar, apesar e além do momento de isolamento que estávamos enfrentando.

Além disso, a tecnologia não permitia fazer música em conjunto.  ( por conta do delay)  Com isso fui obrigado a voltar a tocar para me acompanhar e isso foi um saboroso desafio!

Tem planos para novas apresentações?

Adoraria! Vontade enorme de mostrar isso pra mais gente, viajar por outras cidades.. quem sabe? Convites são mais que bem-vindos!

Os ingressos para a apresentação têm preços que variam de R$ 25,00 a R$ 100,00 e estão à venda em: central.relacionamento@cip.org.br ou pelo telefone (11) 2808-6299.