Revista Health Care

Claudio Lottenberg é eleito entre os “100 Mais Influentes da Saúde da Década” 

O presidente da Conib, Claúdio Lottenberg, foi escolhido como um dos “100 Mais Influentes da Saúde”. O prêmio existe desde 2013 e é realizado pelo Grupo Mídia. Neste ano, foram escolhidos os líderes que mais se destacaram na década.
Claudio Lottenberg é um expoente na saúde brasileira. Atualmente, exerce a presidência do Conselho do Hospital Albert Einstein, do Instituto Coalizão Saúde e da Confederação Israelita do Brasil (CONIB). Veja o video mais abaixo ou clique aqui.

Trabalhou ativamente para que projetos de gestão em saúde fossem permanentemente ligados à qualidade e à segurança do paciente – um bom exemplo é a vinda do IHI – Institute for Healthcare Improvement para o Brasil.
Nos últimos dez anos Lottenberg atuou ainda na criação do ICOS (Instituto Coalizão Saúde). “O objetivo é enxergar a saúde dentro de uma cadeia produtiva”.
Lottenberg também foi um nome que muito lutou pela telemedicina no Brasil. “Sempre defendi também que a boa ciência fosse respeitada e a informação de qualidade fosse um norte, mesmo que me opusesse a setores dominantes da sociedade”.
Ao analisar sua trajetória profissional, Lottenberg acredita que suas vitórias só foram possíveis graças ao trabalho em equipe. “Eu acho que é importante que todos os líderes reconheçam que as suas conquistas não são conquistas de natureza individual, mas sim de times, do engajamento de uma série de pessoas”. Lottenberg destacou que um dos momentos mais marcantes de sua liderança foi a criação da Faculdade de Medicina do Einstein.
Sobre a Confederação Israelita do Brasil, Lottenberg disse: “A Conib é uma organização judaica, que se traduz dentro de uma confederação de todas as organizações judaicas do País. E a comunidade judaica tem um sentimento enorme de gratidão, porque o Brasil permitiu a essa comunidade a oportunidade de poder crescer, se desenvolver, construir, contribuir. Portanto, é muito significativo fortalecer esse tipo de relacionamento, Afora isso, há um momento especial porque o Brasil tem no relacionamento com o Estado de Israel algo muito único: são duas democracias, são países que acreditam em liberdade e Israel está trazendo hoje uma série de inovações, uma vez que o país é uma ‘Startup Nation’. O país tem no campo da tecnologia algo muito importante que hoje traz uma série de contribuições para o Brasil. Por outro lado, o Brasil na área de agronegócios hoje tem uma série de interfaces positivas com Israel. Portanto, trabalhar para essa aproximação e em outras vertentes, em ações que possam contribuir para que não exista antissemitismo e para que o Holocausto não seja banalizado, esse é o papel da Confederação Israelita do Brasil, que eu, neste momento, tenho o privilégio de presidir”
Para o futuro, Lottenberg deseja ampliar sua comunicação. “Quero cada vez mais conversar com os jovens, trocar ideias, estimular os sonhos para que se transformem em realidade, cobrar compromisso, conhecimento e paixão”.
O prêmio “100 Mais Influentes da Saúde” existe desde 2013 e é realizado pelo Grupo Mídia. Os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia baseado em votação aberta pelo site e pesquisa de mercado.
Na edição de 2021, o prêmio trará os ganhadores da última década. A partir do ano que vem, a edição segue com sua metodologia já conhecida, premiando os nomes que mais se destacaram no ano anterior.
A festa de premiação do “100 Mais Influentes da Saúde na Década” acontece no dia 1 de julho, em São Paulo. A cerimônia será restrita apenas a convidados e patrocinadores.

 

Com informações da Revista Health Care. Imagem: Health Care