Claudio Lottenberg e Michel Schlesinger debatem sobre Comunidade e Política em live da CIP

Claudio Lottenberg, recém eleito presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) participou nesta quarta-feira, 2 dezembro, do evento Dilemas Éticos, no qual debateu sobre Comunidade e Política com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Temas como a polarização da política, a importância do diálogo inter-religioso, o combate às fake news e ao discurso de ódio, bem como os desafios e a visão de futuro da Conib permearam a pauta do encontro online.

“A Conib tem que ser um forte elemento de interlocução da comunidade judaica com a representatividade política brasileira, seja ela qual for. Temos a responsabilidade de ouvir e fazer a interlocução sem deixar de conversar com ninguém, pois todos fazem parte da conjuntura política do país. Minha esperança é de que as pessoas entendam isso e consigam respeitar e conversar com as que tenham posições diferentes das suas”, declarou Lottenberg.

Quando questionado sobre a importância da atuação de membros da comunidade judaica em cargos públicos, o presidente da Conib foi enfático: “a defesa da causa judaica é fundamental, porém é importante estimular e preparar os jovens com uma formação plural, para que possam participar da vida pública dentro de um todo e levando em conta a sua consistência”.

“Esta potência é ainda maior quando encontramos pessoas que não são da comunidade judaica apoiando causas que nos são próximas. Não devemos nos alinhar a um único candidato somente pelo fato dele ser da comunidade, mas por defender causas com as quais nos identificamos”, ponderou o rabino Michel.

“Combater o antissemitismo, a intolerância e o discurso do ódio, evitar a banalização do Holocausto e lutar contra a deslegitimação do Estado de Israel estão entre as prioridades da minha gestão, juntamente com outras pautas universais. Quero continuar sonhando dentro de uma perspectiva que leve em conta os interesses do próximo, onde a comunidade judaica e as entidades continuem colaborando para termos um Brasil mais justo, com oportunidades de acesso e uma sociedade permeada pela justiça social”, concluiu o presidente da Conib ao final do debate online.

O encontro on-line teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelos canais digitais da CIP Facebook: https://www.facebook.com/cipsp e no You Tube: tvcip e contou com a participação do público via chat.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.