Comunidade judaica homenageia em São Paulo o empresário e grande benemérito Samuel Klein

A comunidade judaica de São Paulo promoveu em 9 de dezembro,  no clube A Hebraica, uma Haskará (Cerimônia) em homenagem a Samuel Klein, grande benemérito da comunidade judaica, que faleceu no dia 20 de novembro. Estiveram presentes o filho e os netos de Samuel Klein,  Michael, Rafael e Natalie. A Conib foi representada por seu vice-presidente Gilberto Meiches e pelo diretor Boris Ber.

“Quando lhe perguntavam qual era seu signo,  meu avô Samuca dizia: sou   judeu. Só vim a entender o significado disso muitos anos depois. Ele sempre repetia que quanto mais dinheiro ganhava, mais podia ajudar Israel;  com ele aprendemos o valor da tzedaká [justiça social]. Reforço aqui o compromisso da família Klein de continuar ajudando a comunidade judaica”, afirmou Rafael Klein.

Também participaram o presidente da Hebraica, Abramo Douek, o publicitário Roberto Justus,  o rabino Henrique Begun.

Todos destacaram o grande impacto que Samuel Klein representou para a comunidade judaica – demonstrado pelo grande número de representantes de instituições presentes ao evento-, de como, apesar de ter sido vítima do Holocausto, sempre acreditou no lado bom das pessoas, sem nunca perder a simplicidade nem esquecer de suas raízes judaicas, que deixava evidente na forma única de fazer tzedaká.


Michael, Natalie e Rafael, filho e netos de Samuel Klein. Foto: Eliana Assumpção.


Boris Ber, diretor da Conib. Foto: Eliana Assumpção.