Conib celebra o Pessach com seder diplomático, em parceria com o AJC

A Conib, com o apoio do American Jewish Committee  (AJC) realizou ontem o seu primeiro Seder de Pessach Diplomático. O evento, online, foi conduzido pelo Rabino Sany Sonnenreich, o Rav Sany, diretor da entidade Makom Jardins-Moema, que faz parte da rede mundial Olami, com 320 unidades pelo mundo focadas em direcionar o público jovem a uma vida de valores e contou com diplomatas e líderes comunitários.

Na abertura, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg destacou que o Pessach é das festas mais significativas do calendário judaico e que está intimamente ligada ao conceito de liberdade. Ao falar da pandemia, desafio comum a todos, ele disse ter certeza que neste momento de luta e busca de superação contra o vírus, dentro da religião judaica encontramos uma boa inspiração.

O seder contou com as palavras de Rabbi Noam Maraus e Rav Sany, que também salientaram o conceito de liberdade da festa. As quatro perguntas e suas respectivas respostas, que orientam e sustentam a narrativa da celebração, foram lidas pelos participantes. Ao final, assistiu-se um vídeo com as músicas de Pessach interpretadas pela Filarmônica de Israel.

Estiveram presentes o embaixador da Alemanha, Heiko Thoms; o embaixador Elkhan Polukhov , do Azerbaijão, o terceiro-secretário da embaixada do Reino do Bahrein, Abdulla Albaker e também Mirelle Nasr, o embaixador da Bélgica, Patrick Herman, a conselheira e chefe do Departamento Comercial da embaixada do Canadá, Bonny Berger, o embaixador dos EUA, Todd C. Chapman, a embaixadora da França,  Brigitte Collet,o gerente de negócios da embaixada de Israel,  Shmulik Bass, o cônsul geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, o cônsul geral da Lituânia, Vytautas Umbrasas, a  ministra conselheira  Sandra Magalhães, de Portugal e o  embaixador Guillermo Valles, a embaixadora Debora Barenboim  e o embaixador Julio Bitelli, da embaixada de Brasil em Rabat.

Entre os líderes comunitários, marcaram presença o presidente do AJC para a América Latina, Mario Fleck, o presidente do Conselho Consultivo da Conib, Fernando Lottenberg e também membro do Conselho do AJC junto com Eduardo Wurzmann e Jayme Blay , o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, a diretora da Conib, Andrea Vainer, a diretora do BILLA América Latina do AJC, Dina Siegel Vann, a representante do AJC em São Paulo, Muriel Asseraf, entre outros.