Conib, Fisesp e AHJB lançam 2º Concurso de Redações Anne Frank; prêmio é viagem a Amsterdã

No âmbito da Rede Anne Frank Brasil, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB), lança o 2º Concurso Nacional de Redações da Rede de Escolas Anne Frank Brasil, destinado exclusivamente aos alunos desta rede.

O tema da redação: “Anne Frank e a Preservação da Memória”. Participarão alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas Anne Frank de Belo Horizonte, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O resultado será divulgado em 30 de julho. O vencedor receberá como prêmio uma viagem à Holanda, de 24 a 31 de agosto, para conhecer a Casa Anne Frank e a Amsterdã judaica.

Em 2013, a ganhadora foi Lívia Fernanda de Souza Mendes, então com 13 anos, moradora na periferia de Belo Horizonte (leia o texto). Uma equipe do Fantástico acompanhou a viagem. Assista ao vídeo.

Entre os objetivos do concurso está incentivar a divulgação de conhecimentos sobre a vida e o legado de Anne Frank, estabelecendo relações com a sociedade brasileira contemporânea; relacionar conhecimentos históricos da experiência de Anne Frank para construir uma argumentação consistente sobre a relevância de uma atitude ativa na defesa da democracia, dos direitos humanos e da diversidade sociocultural.


Vista de Amsterdã. Foto: Cecilia Miranda.