Conib lança projeto para promover maior aproximação com federadas

O Projeto LIVE foi lançado na noite desta quarta-feira (28), com a participação de diretores da Conib e de representantes das Federadas. O projeto, idealizado pelo comitê dedicado ao tema das comunidades de menor porte, foi constituído sob a liderança do Oscar Jaroslavsky e Eduardo Kuperman, diretores da Conib, com apoio de Sergio Napchan, diretor-geral da instituição. O encontro acontecerá uma vez por mês ao longo do ano com cada uma as federadas.
O encontro online durou uma hora com a explanação de apenas uma das federadas, com a participação do presidente da Conib, Claudio Lottenberg, e de todos os presidentes das federações, além dos diretores da Conib Oscar Jaroslavsky, Eduardo Kuperman, Henry Chmelnitsky, Sergio Napchan e Karen Didio Sasson.
A apresentação da FIRS (Federação Israelita do Rio Grande do Sul) foi feita por seu presidente, Sebastian Watenberg, também integrante da diretoria da CONIB, que demonstrou de forma sucinta e muito esclarecedora, os principais objetivos traçados por sua federação, enumerando projetos e desafios.
Após a explanação de 30 minutos, Watenberg foi questionado sobre temas como religiosidade e identidade judaica, o case de sucesso do Colégio Israelita Brasileiro, que conta com 30% de alunos de origem não judaica, espaço para que jovens atuem na comunidade e governança.
A Conib espera que o projeto contribua para uma maior aproximação com as federadas, no sentido de auxiliar as comunidades a absorverem novas ideias e ações que possam facilitar a gestão e garantir o vínculo judaico das comunidades.