Divulgação Conib

CONIB promove encontro entre parlamentares brasileiros e israelenses

A CONIB promoveu um encontro virtual entre parlamentares brasileiros e israelenses na terça (7). Participaram o Senador Humberto Costa, Deputado Eduardo Cury, Deputado Arthur Maia, Deputado Marcel Van Hattem. Os brasileiros conversaram com os parlamentares israelenses, membros do Knesset, Amir Ohana (Likud) e Boaz Toporovsky (Yesh Atid).

Foram convidados parlamentares que já estiveram em Israel a convite da CONIB e também os que haviam sido convidados a conhecer o país mas que, por conta da pandemia, ainda não puderem ir. Os que estiveram lá relataram parte das suas experiências e aprendizados vividos na viagem.

Amir Ohana tem servido como parlamentar pelo Likud desde 2015. Ele preside o Grupo de Orgulho do Likud, que promove dentro deste partido a igualdade de liberdades para a comunidade LGBT. É membro do Conselho de Administração do Tamdor – Grupo de Legalistas de Eretz Israel, no Likud, e do Fórum Manof de Jovens Liberais, no Likud. Integra também a Comissão de Política Externa e Defesa, bem como a Comissão da Câmara. Também preside o Lobby de Definição da Política de Porte de Armas, em Israel, além de ser membro do Lobby para o Uso da Cannabis com fins médicos.

Boaz Toporovsky tem uma longa experiência de militância política: antes de entrar na Knesset, ele ocupou diversos cargos no sindicato estudantil da Universidade de Tel Aviv e em 2005 foi eleito presidente. Ele também serviu como conselheiro sênior de Isaac Herzog, então Ministro de Assuntos Sociais e Serviços Sociais e atual presidente do pais. Toporovsky serviu como membro do Comitê de Finanças do Knesset e do Comitê de Ciência e Tecnologia, bem como Presidente do Subcomitê de Finanças sobre a Regulamentação de Zonas Comerciais Alternativas. Ele também formou e presidiu o Caucus for Students and Higher Education e vice presidente do partido de coalisão.

No evento, que durou cerca de uma hora, foram abordados temas sobre a conjuntura política e social de Israel, democracia, e como os israelenses / parlamentares convivem com as divergências políticas e como está sendo organizado o processo de coalisão política. Falou-se também das possibilidades de intercâmbio entre os parlamentares dos dois países e das boas perspectivas do incremento das relações bilaterais.Estavam presentes no encontro Claudio Lottenberg, Presidente da CONIB; Fernando Lottenberg, Presidente do Conselho Consultivo da CONIB e membro do Conselho de Curadores (Board of Trustees) do BILLA/AJC; Mario Fleck, Membro do Conselho da CONIB e Co-Presidente do Conselho de Curadores (Board of Trustees), BILLA/AJC; Jayme Blay, Membro do Board of Trustees, BILLA/AJC e   Marcos Knobel, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo –Fisesp.

Também participaram Arthur Rozenblit e Debora Heller (ACCESS Brasil, Jovens Membros do AJC); Marci Harris-Blumenthal, Diretora do Global Programs for AJC Project Interchange ; Karen Didio Sasson, Diretora Executiva da CONIB, Sergio Napchan, Diretor Geral da CONIB, Ricardo Berkiensztat, Presidente-Executivo da Fisesp e Muriel Asseraf, Representante no Brasil do AJC.