Conselho Central Judaico da Alemanha agradece à Conib por manifestação de solidariedade

O Conselho Central Judaico da Alemanha agradeceu a mensagem de solidariedade enviada pela Conib por ocasião do ataque à sinagoga da cidade de Halle. Diz o documento, assinado pelo diretor executivo Daniel Botmann, em nome do presidente do Conselho, Josef Schuster:

“Caro Sr. Lottenberg:

Obrigado por seu e-mail ao nosso Presidente Dr. Josef Schuster, com a mensagem de condolências em relação ao terrível ataque à sinagoga da comunidade judaica de Halle. O Dr. Schuster me pediu que respondesse ao seu e-mail em nome dele.

Em nosso dia mais santo, recebemos as terríveis notícias de Halle sobre o ataque brutal e a sangue frio. A comunidade judaica na Alemanha está chocada e triste, mas ao mesmo tempo estamos contentes por milagrosamente o terrorista não ter entrado na sinagoga! Estamos acostumados a uma segurança rigorosa em nossas sinagogas, jardins de infância e escolas. Infelizmente, elas fazem parte do nosso dia a dia. E, no entanto, esperamos que algo como o incidente em Halle não se torne realidade.

Hoje, alguns dias após o ataque à nossa comunidade, nos perguntamos: qual é a nossa resposta para um ato tão cruel? Não seremos intimidados por este ataque. Não vamos recuar do terror e do ódio. E no Shabat e Sucot, judeus de todo o país provaram que: Nossas sinagogas por toda a Alemanha estavam cheias, apesar das notícias perturbadoras de Halle. Cheias de pessoas que não se intimidam. E essa é a única resposta correta: continuaremos com uma vida judaica mais orgulhosa, ativa e visível na Alemanha! Estamos no meio de nossas altas férias. Simchat Tora está se aproximando. A vida e os serviços nas comunidades continuarão irrestritos! Compareceremos a nossas sinagogas e comunidades nos próximos feriados e além deles e mostraremos unidade.

Muito obrigado por sua solidariedade e apoio. É encorajador ver que nós, como povo, estamos juntos além das fronteiras!”, diz a mensagem.