Cônsul de Israel Yoel Barnea faz visita de três dias a Porto Alegre, em primeira visita oficial fora de SP

Em sua primeira visita oficial fora de São Paulo, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, passou três dias em Porto Alegre. Ele encontrou o vice-governador Beto Grill, o prefeito José Fortunati e representantes dos poderes legislativo e judiciário do Estado. Foi acompanhado pelo presidente da Federação Israelita (Firs) Mario Cardoni; o diretor executivo, Albert Poziomyck e o vice-presidente, Alexandre Saltz.

"Sabemos que o Mercosul vive um momento complicado, mas acreditamos que tornar o Rio Grande um centro de negócios com o bloco seria um bom caminho. Os empresários israelenses estão muito focados na Europa, por isso queremos conhecer melhor a realidade brasileira, a fim de viabilizar a cooperação comercial entre os países. Apenas 5% das exportações israelenses vêm para a América Latina", disse Barnea, no encontro com Grill. Ele citou as missões empresariais gaúchas a Israel, que tem auxiliado na aproximação. 

Sobre as missões, Grill comentou: "Novas técnicas agrícolas e tecnologia de segurança nos interessam muito, e temos investido na busca por parcerias, especialmente através da Assessoria de Cooperação e Relações Institucionais, que atua como interlocutora entre as empresas gaúchas e estrangeiras”.

Com o prefeito, Barnea também falou de cooperação: "Somos uma nação desenvolvida, dinâmica e democrática. Sabemos o que queremos para o futuro. E um dos aspectos fundamentais para que continuemos a evoluir é a busca de novos caminhos de cooperação. Na semana passada, 25 diplomatas israelenses estiveram no país justamente para avaliar o potencial e identificar possíveis áreas para intercâmbio”.

"A comunidade israelita gaúcha é muito atuante e faz um ótimo trabalho de reforço da identidade do povo judeu. É um exemplo a ser seguido pelas demais", disse Fortunati. O prefeito falou também sobre a Lei Municipal, instituída em 2010, que torna obrigatório o ensino sobre o Holocausto nas escolas.

Barnea visitou as sedes dos jornais Correio do Povo e Jornal do Comércio, participou do programa Pampa Debates, da TV Pampa, e de debate sobre o livro “O povo eterno não tem medo”, da escritora israelense Shani Boianjiu, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.

Em encontro com líderes da comunidade judaica, o cônsul destacou as conquistas e as dificuldades a serem superadas por Israel e elogiou a atuação da Firs: "A hospitalidade é uma característica do povo judeu".


A partir da esquerda: Mario Cardoni, Yoel Barnea, Beto Grill e Albert Poziomyck no Palácio Piratini. Foto: Firs.

José Fortunati e Yoel Barnea.Luciano Lanes / PMPA.