Curitiba sedia encontro sobre educação judaica

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, aconteceu na cidade de Curitiba o 1° Encontro sobre Educação e Identidade da região Sul, organizado pela Agência Judaica, com apoio da Conib e Instituto Samuel Klein. O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, e o diretor geral da instituição, Sergio Napchan, participaram do evento.

O seminário teve como objetivo criar uma identidade regional, promover a sinergia entre os educadores, profissionais e ativistas da região, além de conhecer boas práticas e instrumentalização de conteúdo como ferramentas educacionais, segmentos emergentes das comunidades, Bnei Anussim, fontes e valores na educação judaica, Kabalat Shabat e Havdala lideradas pelo rabino Pablo Berman da comunidade local.

A Comunidade Judaica do Paraná ofereceu um passeio turístico pela cidade de Curitiba, guiado pela Ilana Lerner, que já foi ativista da Federação local e filha do Jayme Lerner que deixou um importante legado para a cidade de Curitiba na condição de prefeito e governador. Como parte do programa, visitamos o Museu do Holocausto de Curitiba, equipamento comunitário de relevânca nacional, que tem prestado um importante serviço para a sociedade brasileira, por intermédio da educação de crianças e jovens contra a intolerância, discriminação e o significado da Shoa para a humanidade em geral, e em particular para o povo judeu.

Participaram 50 integrantes das comunidades judaicas do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e também Minas Gerais. A presença de integrantes de jovens ativistas dos movimentos juvenis, de adultos, educadores das escolas, que mescla distintas gerações com diferentes experiências e saberes é a chave do sucesso desta iniciativa.