Fisesp e Conib manifestam desconforto com comentários feitos no programa “Live CNN”

A Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Confederação Israelita do Brasil manifestam o seu desconforto com os comentários do programa “Live CNN” da CNN Brasil, onde a jornalista Basília Rodrigues passa a impressão de que a comunidade judaica tem responsabilidade e interfere nas escolhas de ministros.

Informamos que a comunidade judaica brasileira é plural. Há judeus e judias em todos os campos do espectro político, da direita à esquerda, de centro, apoiadores e opositores do governo. Não são apenas duas ou três pessoas que, pelo fato de serem judeus, podem carregar consigo a opinião e as ações de uma comunidade plural, que conta com mais de 120 mil pessoas em todo o Brasil.

Também não julgamos correta a informação de que “estavam na mesa, para a escolha do ministro, da saúde: empresários, médicos e judeus”. Ser judeu não é uma profissão e não é justo que nos qualifiquem desta maneira. Entre os médicos e empresários certamente também se encontravam pessoas de outras religiões. Lamentável.

Fisesp – Federação Israelita do Estado de São Paulo
Conib – Confederação Israelita do Brasil