Em carta ao presidente da Conib, Gantz elogia a mobilização e solidariedade dos judeus durante a pandemia

O ministro israelense da Defesa, Benny (Benjamin) Gantz, enviou carta ao presidente da Conib, Fernando Lottenberg, manifestando votos de que o Novo Ano que começa ao entardecer desta sexta-feira traga a “esperança de bênçãos futuras”.

Diz a carta:

Fernando Lottenberg,

Presidente da Conib

“Caro amigo,

No limiar de um novo ano, somos naturalmente movidos a refletir sobre o que já passou. As palavras da liturgia de Rosh Hashanah parecem mais ressonantes do que nunca. Que o ano (de 5780) e seus infortúnios acabem. E que comece o novo ano e traga bênçãos.

5780 trouxe à nossa porta uma realidade que era inimaginável apenas um ano atrás. Ver uma pandemia global emergir e interromper a vida em todo o mundo impactou profundamente nosso senso de segurança. Ao mesmo tempo, as comunidades judaicas viram sua sensação de segurança diminuir, com crescentes casos de antissemitismo. Em Israel, o aprofundamento da polarização rompeu as bases de nossas regras sociais, enquanto os judeus em todo o mundo vêm lutando para que sua voz seja ouvida. Sim, este ano teve sua cota de desafios. Mas também foi um ano de oportunidades. Em meio à dificuldade, tem havido sinais notáveis de resiliência: as pessoas, em nossas comunidades judaicas de todo o mundo, superando suas diferenças para oferecer o melhor de si mesmas para o bem comum. De certo modo, olhar para nossas limitações destacou o escopo de tudo o que realmente temos: laços e reservas de força que superam qualquer crise. E esse conhecimento é em si um enorme recurso capaz de nos sustentar durante as turbulências e incertezas dos tempos atuais.

Ao dar as boas vindas ao novo ano, gostaria de expressar sentimentos – tanto de gratidão como de esperança. Gratidão, porque temos a sorte de ter os fundamentos que ajudam a manter nossa resiliência, mesmo quando as coisas ficam difíceis. E esperança, porque estou convencido de que há muito mais bênçãos por vir”.

Atenciosamente,

Benjamin Gantz

Primeiro-Ministro Alterno e Ministro da Defesa