Encontro sobre campanhas de deslegitimação na América Latina reúne ministra israelense, presidente da Agência Judaica e líderes comunitários

O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, participou neste domingo de um encontro que reuniu o presidente da Agência Judaica, Isaac Herzog, e a ministra de Assuntos Estratégicos de Israel Orit Farkash Hacohen, para tratar do tema “Superando Juntos os Desafios da Deslegitimação na América Latina”. O evento contou ainda com a equipe do Israel sem Filtro, plataforma que trabalha para fortalecer as narrativas pró-Israel.

Participaram representantes comunitários de diversos países da América Latina, entre eles o presidente do Keren Hayesod (SP), Abrao Lowenthal e o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Sebastian Wantenberg . A ministra Orit Farkash Hacohen chamou a atenção para o desafio que são as campanhas negativas que existem contra Israel e que acredita que com o trabalho com Israel sem Filtro e as comunidades, teremos uma grande luz na luta contra o ódio. Herzog falou sobre uma ligeira mudança positiva que se opera, mencionou os acordos com Emirados Árabe se Bahrein e do trabalho para a definição do que é antissemitismo junto a diversas organizações.

Em sua participação, Fernando Lottenberg, disse que a comunidade judaica brasileira está pronta para trabalhar com todos para melhorar os esforços contra as campanhas de deslegitimação e ressaltou a necessidade desta parceria ser construída a quatro mãos.

Outros líderes comunitários trouxeram questões relativas a seus países, como a do Chile, país que tem atenção especial na questão, já que possui significativa comunidade palestina.