Federação Israelita de Pernambuco lamenta a morte do arquiteto responsável pela restauração da sinagoga Kahal Zur Israel

A Federação Israelita de Pernambuco (FIPE) lamentou a morte, no último dia 6, do professor José Luiz Mota Menezes, um dos mais reconhecidos pesquisadores da arquitetura e urbanismo de Pernambuco e que foi responsável pelo restauro da Kahal Zur Israel – a primeira sinagoga das Américas, fundada no século17 no período da ocupação holandesa.
“A comunidade judaica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do grande cidadão José Luiz Mota Menezes. Além de todo o brilhante trabalho realizado em prol da cultura e do desenvolvimento de nosso estado, ressaltamos, em particular, sua valiosa contribuição à identificação e recuperação da primeira Sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel. Tivemos mais recentemente o privilégio, em outubro de 2019, de ouvir suas sábias palavras em curso realizado nas dependências da sinagoga intitulado: “Kahal Zur Israel – a história e o renascimento da primeira Sinagoga das Américas. Expressamos nossas condolências aos familiares e amigos do querido Zé Luiz. Que sua memória seja uma eterna fonte de inspiração! Federação Israelita de Pernambuco”.