Foto: Liane Zaidler

Federações batem metas de arrecadação em campanhas do agasalho

A Federação Israelita do Estado de S.Paulo (Fisesp) e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) bateram as metas de arrecadação em campanhas do agasalho realizadas no domingo (12).

Promovida pelo Departamento de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Campanha deste ano teve como tema “Todos na luta contra o frio”. “A população de rua está sofrendo demais com o frio e com a fome. Nosso papel é o de minorar essa condição. A Federação tem a tradição de fazer a Campanha do Agasalho, que além de fazer parte de um dos pilares do judaísmo, que é o “Tikun Olam” (consertar o mundo) conta com o fundamental engajamento dos jovens”, destacou o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

A arrecadação aconteceu das 10 às 16h no Drive Thru Solidário na Praça Vilaboim, já conhecido entre os moradores do bairro, que durante todo o Domingo “arremessaram” seus agasalhos nas caixas de coleta. Essas peças vão se somar ao que já foi recolhido nas 30 caixas que foram distribuídas pela Fisesp em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais. Todos os agasalhos serão entregues para a UNIBES e prioritariamente repassados para a população em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Vanessa Fontoura/Divulgação FIRS

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) promoveu no domingo (12) mais uma edição do Iom Mitzvah (Dia do Dever) batendo a meta de arrecadação: recolheu mais de 65 mil agasalhos. O evento contou com os tradicionais caminhões de coleta de doações, assim como os pontos de drive-thru espalhados por Porto Alegre. A ação, promovida pela comunidade judaica desde 2012 motivada por valores humanistas e solidários do judaísmo, tem como propósito mobilizar a população para doar agasalhos destinados à tradicional Campanha do Agasalho da Capital, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama.

“O Iom Mitzvah representa cerca de 40% de toda a Campanha do Agasalho realizada em Porto Alegre e neste ano muitas mãos voluntárias contribuíram para este excelente resultado: tivemos mais de 200 pessoas atuando junto aos caminhões de coleta e uma boa aderência da população à campanha. Nosso ato é uma demonstração da inserção da comunidade judaica em Porto Alegre; através da nossa força, numa época de frio extremo e congelante, colocamos em prática um dos nossos principais valores do judaísmo, a solidariedade, visando beneficiar aqueles que mais precisam”, afirma o coordenador do Iom Mitzvah, Pablo Watenberg.

O presidente da Federação Israelita do RS, Sebastian Watenberg, agradece o apoio de toda a população nesta causa nobre. “Em nome da Comunidade Judaica, também gostaria de agradecer a solidariedade dos porto-alegrenses que, ao ouvirem nossos carros de som, prontamente se mobilizaram para a doação de roupas, sapatos, meias, cobertores e agasalhos. Já são 10 anos de campanha onde já arrecadamos mais 400 mil roupas de inverno, aproximadamente um terço das doações de toda a campanha do agasalho de Porto Alegre”, explica o presidente.Todos os agasalhos arrecadados foram contabilizados no Ginásio Tesourinha e serão destinados a famílias necessitadas de Porto Alegre.

A Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB) vai estender a sua Campanha do Agasalho até o dia 18 de junho. A ACIB pede a doação de roupas e cobertores e outros itens. Após o encerramento da campanha as doações serão encaminhadas a uma instituição beneficente.

Sob o lema “Doe alimentos, agasalho e amor”, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) lançou campanha em 7 de junho e que irá até o dia 15 de julho. A campanha é uma iniciativa da FIERJ, Hillel Rio e Conselho Juvenil.