Divulgação

Fernando Lottenberg será homenageado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, no dia 7 proposta de autoria do vereador Daniel Annenberg (PSDB) para homenagear com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade o advogado Fernando Lottenberg, ex-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e atual presidente do Conselho Consultivo da instituição, por “atividades com significativo valor para a comunidade e para a cidade”. A previsão é de que a entrega das honrarias acontecerá no início de 2022, em sessão solene, previamente convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo especialmente para esse fim, de acordo com a decisão.

“Muito honrado com a concessão da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão, a ser outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Foi aqui que meus avós chegaram e nossa família se desenvolveu, meus pais foram a primeira geração nascida aqui. Também sou nativo da Capital, onde estudei e me formei. O reconhecimento da representação política da maior cidade do Brasil tem um peso relevante e continuarei a procurar fazer por merecer esta homenagem”, disse Fernando Lottenberg.

Daniel Annenberg justificou a iniciativa: “Uma honra homenagear Fernando Lottenberg com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão, uma das maiores láureas da cidade de São Paulo. Além da reconhecida trajetória profissional, Lottenberg vem desenvolvendo atividades com significativo valor para a comunidade judaica e para a cidade. Homenagem mais que merecida”.

Bacharel em Direito, Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito e Doutor em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Fernando Lottenberg é também o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para monitoramento e combate ao antissemitismo.

Além da reconhecida trajetória profissional, Lottenberg vem desenvolvendo atividades importantes para a comunidade e para a cidade de São Paulo. Foi Diretor-Financeiro da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas da Comissão Fulbright de 1999 a 2009; Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM) de 2010 a 2014; Presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) de 2014 a 2020 e Vice-Presidente do Congresso Judaico Latino-Americano e do Congresso Judaico Mundial de 2014 a 2020. É Conselheiro do Hospital Israelita Albert Einstein e integrante de seu Comitê de Pessoas, desde 2001 e 2014, respectivamente; Conselheiro do Museu Lasar Segall desde 2010; Conselheiro do Movimento de Defesa de Advocacia (MDA) desde 2017; Conselheiro da Fundação Fernando Henrique Cardoso desde 2018; e Membro do Conselho Gestor de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo desde 2019.